Bíblia H

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HADES

Nome grego para a morada ou região dos mortos, que corresponde ao hebraico Xeol

(abismo, ou infernos). O Hades é o lugar onde estão reunidos todos os mortos, com

repartições para bons e maus (Mt 12,40; At 2,27; Ap 6,9). O Hades terá fim com a

ressurreição dos mortos (Ap 20,14s): os bons irão para junto de Deus e os maus

para a geena, ou sofrimento eterno (Mt 25,46; Ap 19,20). Ver Sb 16,13; Br 2,17 e

notas.

HASMONEUS

Nome dado à família e à dinastia dos Macabeus (167-63 aC). A origem deste nome

é discutida: pode vir do apelido dado por Flávio Josefo ao avô de Matatias, ou do

nome de um de seus filhos, Simão.

HEBRON

Antiga cidade de Judá, ao sul de Jerusalém (cf. 2Sm 2,1 e nota). Fundada sete anos

antes de Tânis, teria sido habitada pelos gigantes enaquitas (Nm 13,22; Js 11,21-23

e notas). Abraão comprou ali um campo com uma gruta, que se tornou o túmulo

dos patriarcas (Gn 23; 25,7-11; 35,27s). Em Hebron estava o santuário patriarcal

de Mambré (13,18). Mais tarde Hebron tornou-se cidade de refúgio (Js 20,7); Davi

reinou ali durante sete anos, antes de se apoderar de Jerusalém (2Sm 5,4-9).

HERANÇA

No sentido em que nós entendemos a palavra, o israelita herdava a propriedade de

seu pai (Lv 25,46). Mas a palavra hebraica “herdar” (nahal ) tem um sentido mais

amplo que em português. Israel recebe como herança Canaã, que é propriedade do

Senhor (Js 22,19), prometida aos patriarcas (Gn 12,7). Canaã e o povo de Israel

são herança de Deus, sem que ele os tenha recebido de outrem (Ex 15,17; Dt 9,26-

29). O sacerdócio é a herança da tribo de Levi (Js 18,7). Quanto à legislação sobre a

herança, que passa de pais a filhos, ver Nm 27,1-19 e Dt 21,15-17.

No NT, além de seu sentido comum, o termo “herança”assume um novo significado,

porque a relação entre Deus e os homens é vista como a existente entre pai e filho.

Cristo é o herdeiro de Deus (Hb 1,2) e os cristãos, como filhos de Deus, são “coherdeiros

de Cristo” (Rm 8,17; Gl 3,29). Este direito de herdar, recebido no batismo

(1Pd 1,3-5), é garantido pelo Espírito Santo (Tt 3,5-7).

HERESIA

No AT existiam falsos profetas (1Rs 18,19-40; Jr 23,13; 1Rs 22,1-22). Eram os que

recomendavam meios humanos e estavam dominados por vícios; eram “cães

mudos”perante as injustiças (Is 28,7-22; Jr 14,13-16; 23,9-40; Mq 3,5-11; Sf 3,4;

Is 56,10).

No NT aparecem também irmãos que se separam da comunidade levados por

doutrinas estranhas a ela (1Jo 2,19; 2Cor 11,1-15; Ap 2,20-23).

Deus permite o aparecimento de hereges para a provação dos fiéis (Mt 24,5; Jo

5,43; 2Tm 2,16-18), que os devem evitar (Dt 13,2-6; Jr 23,16; Mt 7,15s; Rm

16,17; 2Ts 3,14s; 2Tm 3,5; Tt 3,10s; 2Jo 10-11).

HERMON

Montanha de 2.814 m de altura, coberta de neves perpétuas, que forma a parte

norte da Palestina. Nela se venerava o deus Hermon (Baal-Hermon).

HERODES

No NT vários personagens levam este nome: Herodes o Grande (73-4 aC), filho do

idumeu Antípatro e de Kypros, filha de um rei árabe; foi nomeado rei da Judéia

pelos romanos no ano 40 aC. Foi um grande construtor: construiu as cidades

helenísticas de Sebaste (antiga Samaria), Cesaréia Marítima, Antipátrida e

reconstruiu o Templo. Foi um eficiente administrador, mas muito cruel; por isso, e

por ser amigo dos romanos e idumeu, era odiado pelos judeus. Segundo Mt 2,16-

18, massacrou os meninos de Belém. Ao morrer, dividiu seu reino entre três de seus

filhos: Arquelau, Antipas e Filipe, chamados também Herodes. Ver “Agripa”.

HERODÍADES

Filha de Aristóbulo e Berenice, casada com Herodes Filipe, uniu-se ilicitamente com

Herodes Antipas. João Batista denunciou esta união e acabou sendo decapitado por

causa do ódio de Herodíades (Mt 14,1-12).

HERODIANOS

Gente da corte de Herodes Antipas, adversários de Jesus, ao lado dos fariseus (Mc

3,6; 12,13).

HIPOCRISIA

É o esforço por aparecer como bom, sem o ser verdadeiramente (Mt 6,2-5.16;

22,18; 23,13-15.23-29; 1Pd 2,1).

Paulo censura Pedro pela sua duplicidade de comportamento (Gl 2,13-16).

Jesus chama “hipócrita”ao povo que não conhece os sinais dos tempos (Lc 12,56;

13,15s). O mesmo chama aos fariseus que davam mais importância às tradições

humanas que à vontade divina (Mt 15,2-7).

HITITAS (HETEUS)

População não-semita em Canaã (Gn 23,3; Ez 16,3), cuja relação com os hititas da

Ásia Menor é obscura. Podem ter emigrado para Canaã, provenientes de alguma

parte do império hitita, que conheceu dois períodos de expansão: entre 1750 e 1590

aC e entre 1450 e 1200 aC.

HOLOCAUSTO

É o sacrifício no qual, excetuando a pele (Lv 7,8), a vítima era inteiramente

queimada ao fogo, para a glória de Deus, senhor da vida (Ex 29,15-28; Lv 1,3-17;

1Sm 10,8 e nota). No templo oferecia-se diariamente um holocausto pela manhã e

outro pela tarde (Ez 46,13-15; Dn 8,11; 11,31). Havia também holocaustos

oferecidos por particulares: pela purificação da mulher após o parto (Lv 12,6-8), do

leproso curado (14,10-13) e do nazireu (Nm 6,10-12).

HOMICÍDIO

É crime proibido (Gn 4,1-14; 9,6; Ex 20,13; 21,12-14; Dt 32,39; Mt 5,21-26; Ap

21,8). Mas há a legítima defesa (Ex 22,2; Dt 19,11s; Js 10,16-26; 1Sm 15,2s; 1Rs

20,42; Rm 13,3s).

No NT Jesus aponta para uma perfeição maior: evitar as mínimas ofensas que

podem ser um primeiro passo para levar ao homicídio (cf. Mt 5,22 e nota). O

simples ódio ao irmão já é homicídio (1Jo 3,15).

HONRAR

A Deus (Js 7,19; 1Sm 2,30; Ml 1,6; Jo 5,22s; At 12,23; 1Cor 10,31); a autoridade

civil (1Sm 10,24; Rm 13,7; 1Tm 6,1; 1Pd 2,17); a autoridade eclesiástica (Eclo

7,31; Lc 10,16; Rm 13,4s; 1Tm 5,17-19); os pais (Ex 20,12; 21,17; Dt 5,16;

27,16; Eclo 7,27s; Mt 15,4).

HOREB

O monte onde Deus apareceu a Moisés na sarça (Ex 3,1-6), concluiu a aliança com

Israel e lhe deu a Lei, é chamado Horeb pelas tradições eloísta e deuteronomista;

mas as tradições javista e sacerdotal lhe dão o nome de Sinai. Sobre as tradições

ver Introdução ao Pentateuco .

HOSANA

Grito de alegria para saudar a Deus ou ao rei, que significa “salva, ajuda, por favor”.

Era usado nas festas (Sl 118,25s), como Páscoa e Tabernáculos. Jesus foi saudado

com esta aclamação ao entrar triunfalmente em Jerusalém (Mt 21,9.15).

HOSPITALIDADE

Virtude importante no mundo nômade (Gn 18,1-8; 19,1-8; Jz 19,16-24; Nm 35,9-

34), um verdadeiro mandamento (Dt 10,18s; Is 58,7; Mt 10,40-42), gesto de

caridade cristã (Rm 12,13; 1Tm 3,2; Tt 1,8; Hb 13,2; 1Pd 4,9; 3Jo 5-8).

Havia ritos de acolhida, com oferta de pão e vinho (Gn 14,18-24), ação de lavar os

pés (Lc 7,36-46; Jo 13,1-15; 1Tm 5,10).

Acolher o pobre e o pequenino, os apóstolos e a Palavra, é acolher a Cristo (Mt

25,35; Lc 9,1-6.46-48; Gl 4,14; 1Ts 1,6).

Cristo experimentou a hospitalidade humana: em casa de Simão Pedro (Lc 4,38),

em Caná (Jo 2,2), em casa de Zaqueu (Lc 19,1-10), em casa de Lázaro, Marta e

Maria (Jo 12,2-3; Mt 21,17), em casa de Simão (Mt 26,6-7), em casa dos discípulos

de Emaús (Lc 24,29-30). Foi também rejeitado pelo seu povo (Jo 1,11), pelos

habitantes de Belém (Lc 2,7), pelos seus conterrâneos (Lc 4,16-29; Mt 13,57s) e

pelos samaritanos (Lc 9,53-56).

HUMILDADE

Não se identifica com a falta de caráter. Consiste em ter consciência das próprias

limitações, não apropriar-se dos dons, valores, qualidades, reconhecendo que tudo

se recebeu de Deus para o serviço de todos os irmãos (Jo 1,16; Lc 18,9-14; Mt

10,8; 1Cor 4,7; Jo 3,27; Tg 1,17; 1Cor 12,25-27).

O orgulho é o vício oposto à humildade. É o pecado do ser humano (Gn 2,17; 3,3-

6). É o pecado capital dos pagãos (Is 10,13s; Gn 11,4-8; Sf 2,15).

Antíoco Epífanes encarna o orgulho dos poderosos (1Mc 2,49; 1,54-61). É o

Anticristo (Dn 9,27; 11,31; 8,11; 2Ts 2,4; 1Jo 2,18; Ap 12,3s; 13,1-8).

Deus exalta os humildes e rejeita os soberbos (Lc 1,52s; Pr 29,23; 2Sm 22,28; Mt

23,12; Tg 4,6).

A humildade é condição indispensável para receber o Reino de Deus (Mt 18,1-5;

19,13s; 5,5; Sl 37,8-18) e para entender os mistérios do Reino (Mt 11,25; 1Cor

1,26-31).

Cristo, sendo Senhor, fez-se servo para curar o orgulho dos homens (Fl 2,5-11; Mt

20,28; Jo 13,12-16; 2Cor 8,9). Ele é manso e humilde de coração (Mt 11,29). Veja

“Cristo, o Servo de Javé”.