Dicionário de Espiritismo-G

Letra G

Dicionário de Espiritismo Letra G

Dicionário de Espiritismo Letra G

Dicionário de Espiritismo

Dicionário Espírita, vocabulário espírita, kardecista

Dicionário Espírita

G

Galhofa [do espanhol gallofa] – Gracejo, risada, brincadeira, zombaria.

Galhofeiro [do espanhol gallofa + -eiro] – Dado à galhofa; gracejador, brincalhão, zombeteiro.

Gazofilácio [do latim gazophilaciu] – Lugar no templo dos judeus, onde se guardavam os vasos e recolhiam as oferendas.

Gênese [do grego génesis, pelo latim genese] – Formação dos seres, desde sua origem; geração; criação. 2. Constituição, formação.

Gênio [do latim genius, formado do grego géinô] – 1. Homem capaz de criar ou de inventar coisas extraordinárias. 2. Na linguagem espírita, é sinônimo de Espírito. Diz-se indiferentemente: Espírito familiar e gênio familiar, bom ou mau Espírito, bom ou mau gênio.

Geocentrismo [do grego gê (o) + kentrón + -ismo] – Sistema elaborado por Ptolomeu, que apresentava a Terra como o centro do Universo.

Germe [do latim germen] – 1Estado primitivo e rudimentar de um novo ser; embrião. 2. Causa; origem; princípio.

Glutão [do latim glutone] – Aquele que tem avidez por comida; que come muito.

Glutonaria [do latim gluton (e) + -aria] – Qualidade de glutão, voracidade por comida.

Gnomo [do grego gnómon] – Gênio inteligente, que se supõe habitar o interior da Terra. Pelas qualidades que lhe são atribuídas, pertence à ordem dos Espíritos imperfeitos e à classe dos Espíritos levianos.

Gnose [do grego gnosis] – 1. Conhecimento, sabedoria. 2. Conhecimento esotérico e perfeito da Divindade, e que se transmite por tradição e mediante ritos de iniciação.

Gnosticismo – Doutrina filosófico-religiosa surgida nos primeiros séculos da nossa era, que pretendia conciliar todas as religiões, explicando-lhes o sentido mais profundo por meio da gnose.

Gozo [do latim gaudiu] – 1. Ato de gozar; satisfação; prazer. 2. Proveito; utilidade.

Gravidade [do latim gravitate] – 1. Qualidade de grave; que tem risco; que oferece perigo. 2. Intensidade, profundidade. 3. Austeridade, ponderação, sisudez. 4. Força atrativa que solicita para o centro da Terra todos os corpos.

Gravitação [do latim gravitatione] – 1. Ato de gravitar. 2. Força atrativa que se exerce sobre os astros.

Grupo espírita – O mesmo que Centro, Casa ou Sociedade espírita.

Guia [do francês guider > guier] – 1. Aquele que mostra o caminho, cicerone. 2. De acordo com a Doutrina Espírita, é o Espírito ligado a um indivíduo ou a um grupo de pessoas, comprometido com o progresso de seus assistidos, sobre os quais tem maior hierarquia moral e espiritual. Ver: Anjo guardião, Guia Espiritual, Protetor.

Guia Espiritual – Ver Guia.

Guiismo [do francês guier + -ismo] – Viciação de comportamento, só verificada em virtude de estudo doutrinário deficiente dentro das lides espíritas, em que o guia, assim denominado o Espírito protetor ou mentor, é considerado competente para tudo orientar e ensinar, nada se fazendo sem consultá-lo.

Guru [do hindu guru] – 1. Na Índia, mestra da vida interior. 2. Por extensão, guia ou líder espiritual que congrega seguidores.

 

escola-decor