Psicologia J

Psicologia J

Psicologia J

Psicologia J

Júpiter – Deus supremo dos romanos, corresponde ao Zeus dos gregos. É apresentado como a a divindade do céu, da luz diurna, do tempo que faz, e da também do raio e do trovão… poder soberano, presidente do conselho dos deuses, aquele de quem emana toda a autoridade.

Júpiter simboliza a ordem autoritária, imposta do exterior. Seguro do seu direito e do seu poder de decisão, não busca nem diálogo nem persuasão: troveja. (Chevalier e Gheerbrant, 1998)

 

jamais entendu

 

(jamésantandu)[Fr., ‘nunca ouvido’.]

Neurol. e Psiq. Ilusão epiléptica [q. v.] que representa manifestação epiléptica crítica, e durante a qual o paciente interpreta mal sensação ou sensações sonora(s) que percebe bem, não mais a(s) reconhecendo, embora lhe(s) seja(m) familiar(es). [Cf. déjà entendu.].

 

jamais vécu

(jamé vecu)[Fr., ‘nunca vivido’.]

Neurol. e Psiq. Ilusão epiléptica [q. v.] que representa manifestação epiléptica crítica, e durante a qual o paciente interpreta mal situação ou situações que percebe bem, não mais a(s) reconhecendo, embora lhe(s) seja(m) familiar(es). [Cf. déjà vécu.].

 

jamais vu

(jamé vu)[Fr., ‘nunca visto.]

Neurol. e Psiq. Ilusão epiléptica [q. v.] que representa manifestação epiléptica crítica, e durante a qual o paciente interpreta mal objeto(s) que percebe bem, não mais o(s) reconhecendo, embora lhe(s) seja(m) familiar(es).

 

jogo

(ô)[Do lat. jocu, ‘gracejo’, ‘zombaria’, que tardiamente tomou o lugar de ludus.]

  1. m. Psicol. Jogo empregado como meio de investigação ou tratamento psicológico.