Psicologia K

Psicologia K

Psicologia K

Psicologia K

Kardiner, Abraham

Psiquiatra e psicoterapeuta; Diretor da Clínica Psicanalítica da Universidade de Emory (1955). Considerado o representante característico da escola neopsicanalítica. Defensor da teoria segundo a qual as neuroses são o fruto de problemas especificamente sócio-econômico.

Kinsey, Alfred

Professor da Universidade de Indianópolis. Tornou-se mundialmente conhecido por meio de suas múltiplas pesquisas sobre o comportamento sexual do homem e da mulher americanos. Para a realização de seus inquéritos, entrevistou mais de 20 mil pessoas.

Klein, Melanie

A inglesa Melanie Klein (1882/1960) foi uma importante psicanalista de crianças que aceitou as teorias de Freud, mas sublinhou a importância dos impulsos agressivos, acreditando que a formação da estrutura da personalidade ocorre durante o primeiro ano de vida da criança, em contradição com a norma de desenvolvimento estabelecida pelo fundador da Psicanálise.

 

Koffka, Kurt

Um dos pioneiros da Psicologia da Gestalt (1886-1941). Em 1909 recebeu doutorado pela Universidade de Berlim. Junto com Wolfgang Köhler, tornou-se assistente na Universidade de Frankfurt, onde trabalhou com Max Wertheimer. Durante a Primeira Guerra Mundial cuidou de pacientes neurológicos em Giessen. Depois da guerra, mudou-se para os Estados Unidos como professor visitante das universidades Cornell e do Wisconsin.

Köhler, Wolfgang

Outro dos pioneiros da Psicologia da Gestalt (1887-1967). Estudou nas universidades de Tubingen, Bonn e Berlim. Em 1910 associou-se a Max Wertheimer e a Kurt Koffka nas investigações do movimento aparente que culminariam na fundação da Escola Gestaltica de Psicologia,

Kohs, Cubos de

Teste de inteligência, publicado em 1927. que tem sido usado isoladamente ou em bateria de testes. Compõem-se de 16 cubos, os quais são combinados pelo examinando de acordo com os modelos apresentados, sendo que na avaliação há duas preocupações principais: (1) o tempo despendido e (2) os movimentos efetuados. É aplicável a crianças e adolescentes de 5 a 19 anos.

Korsakov, Psicose de

Grave síndrome nervosa, devido ao excesso alcoólico, acompanhada de falsificação assistemática da memória (confabulação) e perda de orientação.

kteis

Representação dos órgãos genitais externos da mulher como símbolo de culto. Palavra usada em Psicanálise em relação com a interpretação de símbolos oníricos.

Kwint, Teste Psicomotor de

Inventário de atividades psicomotoras por idades, para uso em crianças com lesões cerebrais, a fim de determinar até ponto o desenvolvimento motor se encontra prejudicado.