Psicologia O

Psicologia O

Psicologia O

Psicologia O

OBSESSÃO – Idéia, imagem, pensamento continuado, impulso forte que domina o indivíduo a ponto de ele não poder libertar-se, usando processos conscientes comuns. Verifica-se independentemente da vontade do indivíduo, mostrando-se porém claramente a sua consciência.

Tanto em indivíduos normais quanto em anormais há comportamentos obsessivos. O comportamento obsessivo leve pode exprimir-se em pequenas dívidas passageiras e sem maiores conseqüências, ou mesmo sem nenhuma conseqüência; porém as formas mais graves de obsessão (e de compulsão, que é o ato freqüente para evitar a angústia) podem prejudicar a vida normal do indivíduo, distorcendo sua personalidade. O aumento de certas obsessões pode ter origem em conflitos da infância, expressos por hábitos de morder as unhas, por medos noturnos etc., e que podem manifestar-se na idade adulta também pela falta de autoconfiança, controle exagerado do intelecto sobre o comportamento, incapacidade de ter sentimentos de ternura, etc. Um doente mental pode ter pensamentos que voltam com certa freqüência inevitavelmente, por exemplo, sobre um “erro grave” que ele, na realidade, nem cometeu.

A personalidade obsessiva, se bem que no nível de normalidade, marca a vida do indivíduo por certa inibição de prazeres; ele sente uma ligeira depressão. Aumentando o comportamento obsessivo, podem surgir obsessões específicas que chegam a prejudicar sua vida normal. com o advento das chamadas neuroses obsessivo-compulsivas, que se caracterizam por pensamentos dos quais o indivíduo não pode livrar-se, e que são muitas vezes desagradáveis.

oligofrênia

[De olig(o)- + -fren(o)- + -iau

S. f. Psiq. Escassez de desenvolvimento mental, que pode ter causas diversas (hereditárias ou adquiridas); oligopsiquia.

 

oligopsiquia

[De olig(o)- + -psiqu(e)- + -iau

S. f. Psiq. Oligofrênia.

 

onirismo

[De onir(o)- + -ismou

S. m. Psiq. Alucinação visual sob a forma de sonho vivido, muitas vezes, com grande intensidade, e que pode surgir no curso de estados confusionais, ocorrendo, com freqüência, em intoxicação alcoólica.

 

orientação profissional.

Psicol. Conjunto de esforços sistemáticos desenvolvidos mediante métodos e técnicas próprios no sentido de ajudar as pessoas, em especial os adolescentes, na escolha adequada de suas profissões.

 

orientador

Adj. Que dirige, orienta; dirigente, diretor. Psicol.. Psicólogo encarregado de aconselhamento.

 

orientando

[Do ger. de orientaru

S. m. Educ. e Psicol. Aquele que recebe orientação educacional ou profissional.