Psicologia U

Psicologia U

Psicologia U

Psicologia U

Urano – Deus do Céu, na teogonia de Hesíodo.

Símbolo de uma proliferação criadora sem medida e sem diferenciação, que destroi por sua própria abundancia, tudo quem engendra. (Chevalier e Gheerbrant, 1998)

 

universalismo

Tendência para definir os padrões éticos e sociais em termos completamente genéricos, sem atender à natureza dos indivíduos nem às circunstâncias (cf. Talcot Parsons, The Structure of Social Action, 1937).

 

Uso, Lei do

Hipótese de que, tudo o mais sendo igual, uma função é facilitada pelo fato de ser usada ou exercida com assiduidade, e enfraquecida quando em desuso. Sin.: Lei do Exercício, Lei da Frequencia.

 

utilidade

Preparação de um órgão ou processo para funcionar de modo a garantir a sobrevivência biológica ou o ajustamento psicológico de um organismo. Em relação a um teste, a utilidade é uma medida composta que abrange validade, idoneidade, pertinência, economia e aceitabilidade.

 

utilitarismo

Doutrina filosófica que faz da utilidade prática o critério de valor. Está associado às chamadas escolas inglesas: Hobbes, Locke, Hume, Stuart Mill e Spencer, entre outros.