Psicologia V

Psicologia V

Psicologia V

Psicologia V

Vesta (Héstia) – Personificação romana do fogo sagrado, o da pira doméstica e o da cidade. Corresponde à Héstia do gregos e, até certo ponto, à Agni dos índios. Cortejada pelos deuses, e especialmente pelo belo Apolo e por Posêidon, Héstia rejeitou todas as propostas amorosas e conseguiu que o próprio Zeus protegesse sua divindade.

Em Roma ela também simboliza a mais absoluta pureza.

 

validade

 

Qualidade de estar fundamentado na verdade, nos fatos ou na lei. Atributo de um argumento que está em conformidade com as leis da lógica. Em psicometria, é a propriedade de todo e qualquer processo de medição ou teste mas, em especial, do instrumento teste, garantindo que os escores obtidos medem corretamente a variável que se pretendia medir com esse instrumento.

 

vandalismo

Destruição maldosa da propriedade, que não se tem o direito de danificar. O vandalismo sexual é a destruição compulsiva de tudo o que represente o sexo em pinturas, quadros etc.

 

vantagem paranósica

Nome dado á gratificação primária e direta obtida pelo indivíduo doente (exemplo: a pessoa doente não precisa trabalhar). Vantagem epinósica é a gratificação recebida de uma doença psiconeurótica, secundária à doença original.

 

vida, instinto de

Segundo a Psicanálise, um dos dois instintos (ou categorias de instintos) do id. Inclui todas as tendências integradoras do ser. O desenvolvimento individual é concebido como o resultado das tendências opostas de construção e destruição, do instinto de vida e do instinto de morte.

 

vínculo

Conexão entre estímulo e reação ou, mais genericamente, entre dois processos psicológicos de qualquer natureza.

 

vital, mentira

A idéia, por vezes incluída pelo neurótico em seu plano vital, de que fracassará por causas estranhas ao seu controle.

 

vital, objetivo

O propósito, implícito em toda a atividade mas raramente reconhecido, mesmo pelo próprio indivíduo, de atingir um nível de superioridade que o compense pela sua principal inferioridade, real ou imaginária (cf. Adler, Psicologia do Indivíduo).

 

vital, plano

Conjunto de defesas, segundo A. Adler (Psicologia do Indivíduo), por meio do qual uma pessoa impede que a sua pretensa superioridade venha a ser posta em xeque pela dura prova da realidade.

 

vizinhança

Uma das leis de organização da forma, segundo a escola gestaltista.

 

vocabulário, testes de

Conjunto de itens destinados a medir o número de palavras que uma pessoa entende ou é capaz de usar em determinadas condições.

 

volição

Literalmente, querer, desejar, ter a intenção (do latim volo, prs. ind. do verbo velle). Designa um impulso que leva a personalidade a pensar e realizar uma ação, para obter determinado fim. Manifesta-se, primordialmente, por meio da intenção e da decisão.

 

vontade

Reserva de energia psíquica de que a consciência dispõe. Não constitui um fenômeno especificamente psíquico, pois essa reserva é obtida pela participação de fatores sociais, culturais e de educação. A vontade é, portanto, uma disposição da personalidade para a ação, mas não o impulso que a desencadeia.

 

voyeurismo

(vua-ierismo)[Do fr. voyeur + -ismo.]

  1. m. Psic. Excitação sexual ao observar a cópula praticada por outros, ou simplesmente ao ver os órgãos genitais de outrem, independentemente de qualquer atividade própria; mixoscopia.

 

Vygotsky, Lev Semenovitch

Psicólogo russo (1896-1934), construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, tendo como questão central a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio.

Apesar da vida breve, foi autor de uma obra muito importante. Seus colaboradores Alexander Luria e Alexei Leontiev foram responsáveis pela disseminação dos textos de Vygostky, muitos deles destruídos com a ascensão de Stálin ao Kremlin. Devido à censura soviética seus trabalhos ganharam dimensão há pouco tempo, inclusive na Rússia. O seu livro Pensamento e Linguagem foi lançado nos Estados Unidos apenas em 1962 .