Psicologia Z

Psicologia Z

Psicologia Z

Psicologia Z

Zeus (Júpiter) – Descende dos reinos de Urano e de Cronos. É o organizador do mundo interior e exterior; é dele que depende a regularidade das leis físicas, sociais e morais.
Símbolo: Zeus simboliza o reino do espírito, deus único. Lançando o relâmpago, simboliza o espírito e o esclarecimento da inteligência humana. Desencadeando o raio, simboliza a cólera de Deus, a punição, o castigo, a autoridade ultrajada: é o justiceiro.

 

Zeigarnik, Efeito de

Conclusão experimental de que os nomes de tarefas que foram interrompidas antes de completadas são melhor recordados do que os nomes de tarefas concluídas.

 

zeitgeist

Vocábulo alemão: o espírito do tempo. Complexo de idéias que, numa determinada época e cultura, se apresentam carregadas de forte conteúdo emocional.

 

zona primacial

Área que, em determinado período do desenvolvimento, produz a máxima satisfação libidinal e que, portanto, tende a retirar satisfação de outras zonas para concentrá-la nessa. a ordem típica de primazia é oral, anal, fálica e genital, mas o desenvolvimento pode ser sustado em qualquer desses estágios ou a ele regressar em condições psicopatológicas.

 

zoopatia

[De zo(o)- + -pat- + -ia.]

S. f. Psiq.1 Tipo de delírio em que o paciente supõe haver um animal no interior de seu corpo.

 

zoopsia

[De zo(o)+ -op(s)(e)- + -ia.]

S. f. Psiq.1 Alucinação em que o paciente julga ver animais.

 

Z-Teste

Técnica projetiva cujo embasamento teórico é análogo ao do psicodiagnóstico de Rorschach. Em sua forma individual apresenta-se com três pranchas semelhantes aos borrões de tinta do  Rorschach; e, em sua forma coletiva, consta de uma série de três diapositivos. Elaborado por H. Zulliger, o seu objetivo inicial era o de permitir a triagem de pessoas desajustadas, num processo de seleção profissional. Posteriormente, o próprio autor considerou que seu teste permite chegar a psicodiagnósticos, para os quais recomendou a forma individual de apresentação das pranchas ao sujeito.

 

Zulliger, Hans

Pedagogo e psicólogo alemão (1893), doutor em filosofia honoris causa pela Universidade de Berna e doutor em medicina honoris causa pela Universidade de Heidelberg. Autor do Z-Teste.

 

 

Zurique, Escola de

Grupo de psicólogos e psiquiatras analíticos que seguem a orientação de C. G. Jung e cujas atividades, após a morte do iniciador, se desenvolvem no Instituto C. G. Jung, fundado, em 1948, na cidade suíça de Zurique.